PESSOAS TÓXICAS

Já teve que conviver com pessoas que não te fizeram bem? No decorrer da vida, convivemos com muitas pessoas, e nos deparamos com várias personalidades e jeitos. Pessoas e relacionamentos tóxicos tem sido um assunto extremamente abordado na atualidade. Recentemente, ouvi uma psicóloga falando sobre o assunto e de como é difícil para a maioria das pessoas identificarem as chamadas “pessoas tóxicas”. Bom, algo tóxico tem o poder de nos fazer mal, não é mesmo? Então, pessoas tóxicas são aquelas que de alguma maneira não acrescentam e não nos fazem bem. Mas por qual motivo passamos a vida aguentando e suportando coisas que já não queremos? Quantas vezes nós mesmos não nos posicionamos com as aqueles que nos fazem mal?

Por muito tempo eu tive a equivocada atitude de tentar agradar à pessoas que de maneira alguma correspondiam. Tentava ser agradável, sem praticamente nada em troca. E qual resultado disso? Frustração e sentimento de rejeição. E quem era o culpado?? Essas pessoas que aparentemente não gostavam de mim? NÃO! A culpada era eu, que me colocava nessa situação. Acredito sim que devemos querer e fazer por onde para dar certo e sermos agradáveis com aqueles que convivemos, seja no trabalho, faculdade e etc. Mas até que ponto? Até que ponto devemos sacrificar até nossa autoestima para agradar ao outro?

Posso afirmar que tanto o fato de tentar agradar pessoas assim, quanto permitir que elas continuassem fazendo parte da minha vida, me fizeram muito mal! Porém, o dia que eu entendi que não importava o que eu fizesse, essas pessoas não mudariam, e que eu não precisava viver isso, é como se eu tivesse tirado um fardo de 100 kg das minhas costas e um peso do meu coração. Mas demorou tanto! Como gostaria de ter tido alguém que me dissesse que eu não precisava disso, que eu não precisava ficar tentando agradar quem não fez questão de mim. Por isso hoje estou aqui para ser essa pessoa na sua vida. Acredito que TODOS em algum momento já conviveram com alguém que não acrescentou nada, apenas tirou. Ou talvez você convive com alguém que as vezes pode te desprezar sem motivo aparente, ou que nunca se agrada daquilo que você faz. Alguém que só tem críticas e te coloca pra baixo. Pessoas que jogam areia em seus sonhos e nunca te apoiam. E por algum motivo, inúmeras vezes ainda aguentamos. Aguentamos por acharmos que essa pessoa tem razão, aguentamos por não aceitarmos a rejeição, aguentamos por não termos amor próprio. Essa é a verdade. A falta de amor a nós mesmos nos faz suportarmos coisas que não deveríamos. Pois se aquilo nos faz mal de alguma forma, então devemos tirar de nossas vidas! Sim, as vezes são pessoas que temos que nos afastar, para nosso próprio bem! Deixar essas pessoas amargas longe de nós, de nossos sonhos e planos.

Certa vez, li uma frase incrível que dizia: “Se custar a sua paz, então é caro demais.” QUE VERDADE! Quero que hoje você reflita sobre isso. Que pessoas tóxicas você tem tido em sua vida? Qual motivo de você ainda permitir que elas estejam em sua vida? A maior verdade que existe é que as pessoas só fazem conosco, aquilo que PERMITIMOS! O que você tem permitido que façam com você? Não aceite menos do que você merece! Relacionamentos sempre terão que ser uma via de mão dupla, não devemos apenas doar, ou apenas receber, para dar certo, tem que ser RECÍPROCO! Você já tem alguém que te amou e ama demais, não precisa aceitar migalhas! Pois esse alguém, já provou seu VALOR naquela cruz! Então, SE AME, pois se você não fizer isso, ninguém fará por você! Se valorize, valorize sua companhia. Valorize quem você é, assim você aprenderá a dizer NÃO aqueles que não fizerem o mesmo!

Priscila Faria

2 comentários em “PESSOAS TÓXICAS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: